Web crawler, ou bot, é um algoritmo usado para analisar o código de um website em busca de informações, e depois usá-las para gerar insights ou classificar os dados encontrados.
Um exemplo muito clássico de web crawler está nos sites de pesquisa, como Google, Bing e outros.
Pense em como se faz uma pesquisa nesses motores de busca. Para cada expressão pesquisada, aparece uma lista de sites, blogs e vídeos do YouTube.
Mas como esses buscadores encontram cada site e os classificam na ordem específica em que aparecem na sua tela? Por meio de web crawlers.
Os principais são:
Googlebot, o crawler do Google;
Yahoo! Sluro, do Yahoo!;
Msnbot, usado pela Microsoft no buscador Bing;
Mas hoje em dia esse não é o único uso do web crawler. Já existem ferramentas que podem ser usadas por qualquer pessoa para analisar o próprio site em busca de ideias e pontos de melhoria.
Criar o próprio web crawler exige conhecimento em programação, mas também há opções pagas e até outras gratuitas, de código aberto.
Alguns que você pode usar são:
Oncrawl, um crawler que realiza auditorias de SEO completas no seu site;
Dyno Mapper, focado na criação automática de mapas do site;
Arachnode.net, sistema de código aberto escrito em linguagem C#;
Screaming frog, que tem um pacote de ferramentas de SEO completo para melhorar seu site depois da varredura;
Apifier, perfeito para monitorar a concorrência e guiar decisões importantes para o seu próprio site.
Como os Web Crawlers funcionam na prática?
Já ficou claro que os web crawlers analisam sites e coletam informações, mas como eles fazem isso?
Antigamente, era preciso enviar o seu site para mecanismos de busca, como o Google, a fim de que eles encontrassem suas páginas com maior velocidade.
Hoje ainda é possível fazer isso, mas basta conseguir alguns backlinks para o seu site que ele já entrará no radar dos buscadores.
Aliás, isso nos ajuda a entender como os crawlers funcionam: por examinar links.
Esses algoritmos fazem uma varredura pela web. Eles coletam informações de cada linha de código do seu site, página por página, e segue cada link que estiver nela, interno ou externo.
Dessa forma, conseguem mapear todos os sites que possuem links entre si e montar um quadro geral da internet inteira, por assim dizer.
Já no caso de web crawlers particulares, que você pode usar para avaliar seu próprio site ou competidores, acontece o mesmo processo, só que em escala muito menor. Afinal, os crawlers se limitarão aos sites que você quiser pesquisar.
Quer saber mais sobre o "seu jeito" e o que vale a pena mudar? Clica no link para fazer o Teste de Perfil Comportamental Profissional e, descobrir como se comportar da melhor maneira e mais fácil para você. Afinal, a ideia é usar os seus pontos fortes.
Comentários