ISO 9001 é o nome do padrão internacional para certificar o sistema de gestão da qualidade (SGQ) de uma empresa para excelência.
ISO 9001 é um selo internacional de excelência para uma empresa. Obtê-lo é uma forma poderosa de garantir parcerias benéficas e duradouras com outras organizações, como fornecedores e outras empresas parceiras.
Este não é apenas um título para a vaidade da marca. Somente empresas que buscam excelência e honestidade em seus serviços podem receber tais certificados. Isso inspira mais confiança, atrai mais clientes e resulta em transações mais lucrativas para o seu negócio.
No entanto, mero desejo não é igual a poder. É necessário adaptar-se a rigorosos padrões de funcionamento, o que terá um impacto positivo na sua gestão, nos seus produtos e na qualidade dos seus serviços. No texto de hoje você aprenderá tudo sobre esse tema.
O que é a ISO 9001?
A ISO 9001 é um sistema de gestão projetado para garantir otimização de processos, desenvolvimento de produtos mais ágil e produção mais flexível para atender às necessidades dos clientes e alcançar sucesso contínuo.
Um sistema de gestão da qualidade (SGQ) é uma ferramenta que ajuda os gerentes a identificar e corrigir processos ineficientes dentro de uma organização. Além disso, é uma forma de documentar a cultura de uma organização para que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.
Por se tratar de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization), fundada em 1946 e com sede em Genebra, na Suíça, para desenvolver e promover padrões que possam ser utilizados por países do mundo todo, isso é possível para qualquer empresa. qualquer tamanho de ferramenta adotada, por isso é o padrão mais famoso adotado por empresas de sucesso em todo o mundo.
Princípios do ISO 9001
Antes de decidir quais são as ações a se tomar para a implementação do ISO em sua indústria, é necessário entender quais são os princípios que regem a ISO 9001. Isso porque qualquer procedimento precisa estar de acordo com um dos aspectos abaixo:
Centralização no cliente: Coloque a experiência do cliente no centro das motivações da sua empresa, pois sem clientes não haveria demanda.
Liderança: Mais do que apenas coaching, os líderes devem inspirar o desempenho dos colaboradores e desenvolver os talentos únicos de cada colaborador;
Engajamento das pessoas: os funcionários precisam ver um propósito em suas funções e capacitar-se para melhorar o seu próprio desempenho e o de sua equipe;
Abordagem de processo: Ver cada processo como parte de uma cadeia é fundamental para criar um sistema interconectado e eficiente;
Melhoria: A melhoria deve ser sempre contínua porque a excelência depende da melhoria contínua;
Tomada de decisão baseada em evidências: Qualquer decisão deve ser baseada em fatos e dados, e não em suposições ou intuição;
Gestão de Relacionamento: Cultivar o relacionamento com os stakeholders do cliente para fortalecer a imagem da empresa no mercado e garantir melhores condições em negociações futuras.
Como você pode ver, os clientes são cruciais para o desenvolvimento de políticas de qualidade.
Considerando o mercado cada vez mais exigente, a satisfação do público consumidor é um componente importante para o sucesso empresarial.
Portanto, a melhoria dos processos internos e o fortalecimento da cultura interna proporcionarão melhores condições para a melhoria do serviço e da capacidade de atendimento da demanda.
Benefícios da Certificação ISO 9001
A aplicação contínua dessas etapas serve como forma de garantir a otimização contínua dos procedimentos.
À medida que o Seis Sigma é implementado, alcançar um melhor nível de excelência torna-se cada vez mais difícil à medida que a gestão da qualidade avança. Estagnação da operação significa manutenção dos mesmos resultados.
Dessa forma, sua indústria também utiliza seus recursos da melhor maneira possível. Conforme estipulado no Lean Manufacturing, uma política de desperdício zero deve ser implementada. Além disso, a certificação é importante para negociações com empresas. Se você tiver a certificação ISO 9001:2015, seus clientes terão mais confiança na qualidade do seu serviço ou produto.
Compreender a realidade da organização: permite aos gestores compreender melhor a realidade da organização para os ajudar a tomar decisões estratégicas e informadas;
Uma visão holística dos processos: garante que os gestores tenham uma compreensão abrangente dos processos da organização. Graças a isso, podem ser criadas ações para garantir sua melhoria;
Riscos de cada atividade: garante que você conheça os riscos de cada operação ou processo. Com base nisso é possível criar um plano para mitigar riscos ou até mesmo eliminá-los;
Avaliação de resultados: permite avaliar os resultados alcançados nos processos. Caso não estejam atendendo às expectativas esperadas, os gestores podem propor novas medidas para garantir a melhoria;
Aumento da satisfação do cliente: por ser uma norma que busca garantir a melhoria contínua dos processos do SGQ, há também um ganho em relação à satisfação do cliente;
Melhor desempenho da indústria: em termos gerais, a indústria melhora o seu desempenho, aumenta a sua capacidade de produção, mantém a eficiência operacional e aumenta a satisfação dos clientes;
Redução de custos: à medida que seus processos forem desenvolvidos de forma mais eficiente e produtiva, a indústria economizará ainda mais;
Melhora a imagem da indústria: a organização melhora a imagem tanto dos seus clientes como dos seus parceiros de negócios. Isso ocorre porque a ISO 9001 certifica que uma empresa atende a requisitos cuidadosamente definidos para garantir que ela atue de forma responsável no mercado.
Como implementar a ISO 9001?
Para ajudá-lo a implementar essa solução em sua empresa, preparamos dicas que você pode seguir. Acompanhe:
Crie uma equipe interna de implementação: ter uma equipe responsável por esta operação pode não só agilizá-la, mas também garantir que as ações planejadas sejam realizadas de acordo com o que foi idealizado;
Diagnosticar os processos do seu setor: é uma estratégia que permite aos gestores terem uma visão ampla dos processos do seu setor. Com base nisso, poderá identificar problemas e criar soluções capazes de adequar sua organização aos requisitos da ISO 9001;
Veja quais mudanças são necessárias para adequar seu SGQ aos requisitos da ISO 9001: após diagnosticar a realidade dos processos da sua indústria, descubra quais mudanças serão necessárias para que sua organização se adapte. Este é um passo importante para definir os custos associados a este processo;
Planear as fases de implementação da ISO 9001: planear as medidas que serão implementadas na sua empresa para garantir o seu efetivo cumprimento desta norma;
Incentive os seus colaboradores a garantir a adaptação necessária: garantir a motivação dos colaboradores da sua indústria é essencial para conseguir uma implementação eficaz da ISO 9001;
Contrate um organismo certificador para auditar os processos da sua empresa: conte com um organismo certificador para auditar os processos da sua empresa e verificar se eles atendem aos requisitos para obter a certificação ISO 9001.
Conclusão
E você, gostou de conhecer mais sobre a ISO 9001 e como essa certificação pode impactar seu negócio e seus resultados?
Esperamos que este conteúdo o guie na melhoria contínua do seu negócio e sirva de base para essa tão necessária certificação!
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