A ISO 22000 - Norma de Gestão de Segurança Alimentar fornece requisitos específicos para um sistema de gestão de segurança alimentar que melhora a capacidade de fornecer consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos legais e regulamentares dos clientes.
O que é ISO 22000 ?
É o sistema de gestão que visa definir padrões de trabalho que garantam que os alimentos não causem nenhum dano à saúde do consumidor final.
A norma combina elementos essenciais e geralmente aceites para garantir a segurança alimentar ao longo de toda a cadeia, incluindo:
Administração de sistema;
Comunicação interativa;
Controle dos riscos de segurança alimentar através de programas de pré-requisitos e planos HACCP (traduzido para português como ACCPP – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle);
Melhoria e atualização contínua do sistema de gestão da segurança alimentar.
Nessa frente, a ISO 22000 visa ajudar na integração entre as normas, e essa combinação de normas de sistemas de gestão ajuda as empresas a trabalhar na interpretação e implementação. Além disso, ajuda a unificar os sistemas de gestão das organizações, melhora a gestão e evita duplicações. Isso torna a análise mais fácil para os auditores.
O que a empresa ganha com a ISO 22000 ?
A ISO 22000 tem muitas vantagens em uma organização. Afinal, obter a certificação é um certificado de reconhecimento nacional e internacional da qualidade e do comprometimento da empresa nos assuntos relacionados à segurança dos produtos, pois a ISO 22000 garante o atendimento aos requisitos legais, de clientes e fornecedores.
Além disso, possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores, serve de alavanca na busca pela qualidade global, proporciona condições para maior competitividade no mercado, otimização de processos e redução de custos.
Penetração no mercado
Atualmente, os grandes players do mercado cooperam apenas com fornecedores certificados, por isso as organizações que desejam vender seus produtos para grandes empresas devem contar com a certificação. A certificação também reduz o número de auditorias de clientes e abre novas oportunidades de negócios.
Aumentar a satisfação e a confiança dos clientes e, consequentemente, melhorar a imagem da empresa promove a fidelização dos consumidores e a contínua consolidação do produto no mercado.
Redução de gastos com retrabalhos e desperdícios
Porque um sistema de gestão da segurança alimentar reduz o impacto de produtos não conformes e falhas que afetam os custos, permitindo às empresas fornecer produtos e serviços seguros que atendam às expectativas dos seus clientes e consumidores.
Melhoria organizacional
Portanto, o sistema de gestão integra diferentes áreas da organização, proporciona maior conscientização dos colaboradores e uma comunicação mais organizada e objetiva.
Além disso, a ISO 22000 pode ser facilmente complementada com outras normas da família ISO, permitindo o desenvolvimento de um Sistema de Gestão Integrado (SGI) mais robusto e consistente.
Qual a diferença em relação à FSSC 22000 ?
A primeira versão da ISO 22000 surgiu em 2005 como uma norma baseada na ISO 9001, embora tenha sido criada para empresas do segmento de produção de alimentos. Inclui os parâmetros atribuídos à definição do SGSA e a obrigação de realizar uma análise de risco do sistema com base na ferramenta HACCP.
FSSC 22000 (Food Safety System Certification) é um esquema de certificação de sistema de segurança alimentar que cobre as condições da ISO 22000, os requisitos para boas práticas de fabricação, que inclui a especificação técnica para um determinado segmento (ISO/TS 22002-x) e outras FSSC parâmetros do esquema. As certificações FSSC são mais reconhecidas no mercado mundial do que a ISO 22000. Portanto, o FSSC é cada vez mais o sistema preferido para organizações que desejam entrar em mercados estrangeiros.
Diferença entre ISO 9001 e ISO 22000
Para entender as diferenças entre os dois padrões, vamos decompô-los.
Para começar, a ISO 9001 é mais antiga, de 1987, enquanto a ISO 22000 é de 2005. A última revisão da ISO 9001 foi em 2015, e a última revisão da ISO 22000 foi em 2018.
Em termos dos parâmetros mais importantes para a implementação de normas, na ISO 9001 temos: cliente, gestão, parceria com fornecedores, tomada de decisão baseada em factos, envolvimento de pessoas, abordagem de processos e sistemas. Na ISO 22000 existem elementos: comunicação interativa, sistemas de gestão, HACCP e programas necessários.
Portanto, a principal diferença entre os dois é o foco. A ISO 9001 está focada em todas as características de qualidade exigidas por requisitos legais, estatutários e de clientes. A ISO 22000 concentra-se em um atributo específico de qualidade, a segurança alimentar.
Além disso, a ISO 9001 é aplicável a todas as empresas e indústrias do setor de serviços, a ISO 22000 é aplicável a organizações envolvidas na cadeia de produção alimentar, que inclui equipamentos, embalagens, transporte e armazenamento. A ISO 9001 também permite a exclusão de alguns requisitos do Artigo 7, enquanto a ISO 22000 não permite qualquer exclusão.
Portanto, quando se trata dos documentos exigidos em conjunto nas duas normas, temos a ISO 9001, o manual da qualidade, o controle de produtos não conformes e as medidas preventivas. Na ISO 22000, revisão de produtos potencialmente perigosos, reparos e recalls.
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