Contratar uma consultoria especializada em processos é uma alternativa que diversas empresas adotam para aprimorar sua gestão de processos (BPM). Normalmente, essa necessidade surge quando a organização enfrenta desafios de eficiência. Os sintomas adicionais incluem a falta de alinhamento entre as áreas de negócio e a insatisfação dos clientes. Desta forma, uma consultoria de processos pode contribuir para obter resultados consistentes a partir das operações.
A administração de processos é fundamental para que os colaboradores possam compreender a dinâmica da empresa. Isso permite uma visão mais clara dos efeitos de que suas ações e decisões não têm conjunto. Consequentemente, torna-se mais fácil avaliar o desempenho das operações e seus reflexos na estratégia e nos resultados da organização. Definir essa perspectiva nas empresas não é uma tarefa simples. Portanto, optar por uma consultoria de processos pode ser uma escolha acertada.
8 motivos para contratar uma Consultoria de Processos
1. Padronização de procedimentos
Padronização de procedimentos é uma opção para gerar resultados mais detalhados à organização. Essa prática incrementa a previsibilidade das ações e amplia o controle sobre os processos. Outras vantagens incluem: redução de falhas, maior transparência, redução de despesas e conformidade com os padrões de excelência. A normalização também simplifica a assimilação dos métodos, economizando, consequentemente, recursos com instruções para iniciantes.
A assessoria de procedimentos pode ajudar a empresa a realizar o levantamento e o mapeamento de práticas e outras iniciativas cruciais para a normalização. Dessa forma, ela viabiliza que um dos principais recursos da empresa permaneça planejado e disponível. Em outras palavras, certifique-se de que os procedimentos sejam mantidos atualizados e abertos a ajustes, de acordo com as transformações diárias.
2. Alinhamento estratégico
Frequentemente, os líderes da empresa têm uma série de planos perspicazes para melhorias no negócio. No entanto, executar todas essas propostas pode não ser tão simples. Se as opções de alteração não forem direcionadas de maneira alinhada com os objetivos e estratégias da organização, é provável que ocorra dispersão de esforços e desperdício de recursos.
Com o auxílio de uma consultoria especializada, é viável implementar as melhorias de maneira coordenada, mantendo uma visão estratégica a longo prazo. As orientações e modificações nos processos ocorrem de maneira progressiva, bem estruturada e, acima de tudo, sustentável.
3. Assistência nas escolhas estratégicas
Fazer escolhas no mundo dos negócios é sempre uma tarefa complicada. Requer uma análise de uma série de variáveis, interesses e avaliações de custos e consequências. Os consultores não assumem o papel de decidir pelo líder da organização. Entretanto, podem fornecer suporte às análises de direção para facilitar o processo de tomada de decisões.
Dado seu conhecimento das tendências de mercado e sua expertise especializada, a contribuição dos profissionais de consultoria de processos é inestimável nesse contexto. Eles podem auxiliar na realização de análises de variáveis, no planejamento, na previsão de desdobramentos e na seleção de alternativas alinhadas aos objetivos do negócio.
4. Perspectiva diferente sobre o empreendimento
Os insights dos membros da equipe da empresa geram muitas possibilidades, mas também têm suas limitações. Afinal, esses profissionais estão imersos nas operações diárias da organização. Por mais qualificados que sejam, existe uma certa orientação e restrição na visão das atividades do negócio. Assim, certos problemas podem passar despercebidos. Há muitos padrões enraizados dos quais não é fácil se desvencilhar.
Os consultores são externos à empresa. Portanto, o olhar que lançam sobre a gestão de processos é livre de visões e hábitos organizacionais. Eles obtém uma perspectiva imparcial do negócio, respaldada por uma rede de conhecimento estratégico sobre o mercado. Dessa maneira, a realização de um diagnóstico e a formulação de soluções tornam-se consideráveis.
5. Disponibilidade e agilidade
Outra vantagem ao contratar uma consultoria de processos é a expansão da capacidade de implementação de mudanças. A designação de indivíduos com dedicação e disponibilidade para liderar essas mudanças proporciona uma notável agilidade na realização da transformação.
Ao considerar a contratação de uma consultoria de processos, o gestor deve ponderar algumas questões cruciais. É essencial compreender os motivos reais que impulsionam a busca por esse serviço e estar comprometido em colaborar com os consultores para promover melhorias substanciais na empresa.
Além disso, o gestor deve se familiarizar com a empresa a ser contratada e garantir que ela tenha uma sólida confiança e experiência de mercado. Apenas assim será possível conduzir um trabalho eficaz e contar com o suporte adequado para efetivar mudanças positivas.
6. Expertise de mercado
Uma equipe de consultores é composta por profissionais altamente competentes. Todos possuem uma formação sólida nas suas respectivas áreas de atuação. Além disso, esses especialistas têm um profundo entendimento e experiência na dinâmica do mercado. Isso os capacita a oferecer as soluções mais adequadas, de acordo com o contexto de cada organização.
Além de auxiliar na identificação de tendências, uma consultoria de processos pode realizar um diagnóstico preciso da empresa. Em outras palavras, os consultores são hábeis em fornecer soluções eficazes para a corporação, de forma imparcial e com foco em resultados. Afinal, são treinados para colaborar em equipe e construir conhecimento de maneira coletiva. Desta maneira, é viável desenvolver, em conjunto com a empresa, soluções adaptadas às particularidades de cada negócio.
7. Elevação da eficácia e da produtividade
Uma consultoria de processos também pode auxiliar na estruturação e organização dos procedimentos. Isso requer a implementação de estratégias que integram a experiência dos consultores com a prática diária dos colaboradores. Dessa forma, as responsabilidades serão distribuídas e gerenciadas de maneira eficaz, ágil e prática. Outra repercussão relevante é a solução de desafios na cadeia produtiva.
Esse conjunto de elementos também resulta na ampliação da capacidade produtiva da empresa. A otimização dos processos assegura um uso mais eficiente dos recursos disponíveis. Isso se traduz em resultados superiores e na melhoria da qualidade, produtividade e eficácia dos procedimentos. Como resultado, ocorre a expansão dos resultados da organização e a satisfação dos clientes.
8. Estímulo ampliado na equipe
A assistência oferecida pelos peritos da consultoria de processos desencadeia efeitos benéficos que permeiam todo o sistema. A análise permite a identificação das deficiências nos procedimentos e a correção de modificações para resolver essas questões. Com processos melhorados, as operações tornam-se também mais ágeis, simplificando o trabalho dos colaboradores.
Em um curto espaço de tempo, os resultados positivos já se manifestam, e a equipe percebe sua influência nos processos, Agidos de forma proativa. Nesse contexto, os membros da equipe se sentem mais motivados, ao notarem que seu trabalho é reconhecido e devidamente aproveitado. Além disso, percebemos que seus esforços estão gerando resultados e que são peças essenciais nesse crescimento.
Como a Consultoria de Processos da Improova pode ajudar sua empresa
Avaliação inicial
O primeiro passo que a Improova realizar é uma avaliação abrangente de sua empresa. Isso envolve uma análise detalhada dos processos, fluxos de trabalho, recursos humanos, tecnologia e cultura organizacional existentes. Com uma compreensão completa de como sua empresa opera atualmente, a consultoria pode identificar áreas específicas que estão impactando negativamente a produtividade e a eficiência.
Identificação de gargalos
Com base na avaliação inicial, a Improova pode identificar os gargalos que estão prejudicando o desempenho de sua empresa. Isso pode incluir processos lentos e ineficientes, falta de comunicação adequada entre as equipes, excesso de burocracia, tecnologia desatualizada ou subutilizada, falta de treinamento adequado e outras questões relacionadas.
Desenvolvimento de soluções personalizadas
Com base nos gargalos identificados, a Improova pode desenvolver soluções personalizadas para renovar seu negócio. Isso pode envolver a implementação de novos processos e fluxos de trabalho mais eficientes, a introdução de tecnologias avançadas para automatizar tarefas repetitivas, a reestruturação das equipes de trabalho para promover uma melhor colaboração e comunicação, o desenvolvimento de programas de treinamento para melhorar as habilidades dos funcionários e a implementação de medidas para reduzir a burocracia e a papelada desnecessária.
Implementação e acompanhamento
A Improova não apenas desenvolve soluções, mas também as implementa em sua empresa. Isso envolve trabalhar em estreita colaboração com sua equipe para garantir uma transição suave e eficiente. Durante o processo de implementação, a consultoria acompanha de perto os resultados obtidos e realiza ajustes quando necessário. Essa abordagem permite que sua empresa adote mudanças significativas e alcance melhorias contínuas em sua produtividade.
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